Caravelas (Abrolhos)

Dia 2

Era o dia do mergulho em Abrolhos.

Já havia deixado tudo organizado com antecedência com a operadora de mergulho que escolhi. Lá em Caravelas existem algumas que fazem o passeio.

O que acontece é que algumas não fazem o bate e volta no mesmo dia, e isso já limita um pouco a oferta. Outro detalhe é que não é todo dia que existem saídas para o bate e volta. Sendo assim, é importante para quem tem o tempo contado, fazer a reserva primeiro antes de organizar o roteiro, porque nem sempre vai encontrar saída no dia escolhido.

Para dormir embarcado lá em Abrolhos, existem opções de 2, 3, 4 dias. Até mais caso alguém queira é possível encontrar.

Quando fui da primeira vez para lá, fiz o de 2 dias. Dessa vez foi no bate e volta mesmo.

Bom, para chegar lá no horário, tive que acordar absurdamente cedo. A estrada estava linda com a névoa no meio dos coqueiros e o sol nascendo ao fundo… Lindo!!! Mas não tem nem acostamento na estrada, então não quis arriscar parar o carro no canto da estrada. O pessoal lá não é muito bom de volante e o horário ainda sugere gente com sono dirigindo!

Me encontrei com o pessoal da agência no píer de Caravelas e lá descobri que a menina que tinha feito minha reserva não tinha anotado que eu iria fazer o mergulho…… Inacreditável…

A sorte é que deu tempo do pessoal da agência ir buscar o equipamento e no fim eu consegui fazer o mergulho, mas fiquei bem puto na hora.

É um longo caminho até Abrolhos… Nessa lancha que é considerada rápida, foram 3 horas.

Andorinha do Rio – Tachycineta albiventer

Durante o trajeto não tem muito o que ver, especialmente em época que não é das baleias visitarem a região, mas quando chega lá, vale todo o cansaço!

A água do mar é maravilhosa! Todo o arquipélago é muito bonito! Um lugar especial!!!

A maioria das pessoas do barco não iria mergulhar, então logo que parou o pessoal já partiu para um snorkel perto de uma das ilhas, e eu me juntei a eles enquanto não chegava a hora do meu mergulho.

Estava cheio de tartarugas nesse lugar. Muito lindo!

Tartaruga Verde – Chelonia mydas
Peixe Cofre – Lactorrphyes polygonia
Peixe Frade – Pomacanthus paru
Arraia de Fogo – Dasyatis marianae

Depois fui chamado de volta ao barco para me arrumar para o mergulho. Diferente de muitos outros lugares, eles faziam apenas 1 cilindro o pacote. Mas beleza…

A parte ruim foi na hora que pulei na água… Minha câmera fotográfica travou e não funcionou o mergulho inteiro… Bem decepcionante!

Mas o mergulho foi lindo. Foi um mergulho raso, mas cheio de vida em uma água maravilhosa!

De volta ao barco o almoço estava pronto. Estava boa a comida.

Também fiz algumas fotos das aves do arquipélago:

Frente: Rabo de Palha de Bico Vermelho – Phaethon aethereus / Fundo: Atobá Pardo – Sula leucogaster
Atobá Grande – Sula dactylatra
Fragata – Fregata magnificens

Fomos então para perto de outra ilha onde um casal iria mergulhar novamente e enquanto isso fui fazer um snorkel. Mais uma vez muito bonito o lugar.

Peixe Bodião Azul (Papagaio Azul) – Scarus coeruleus

Depois o barco partiu lentamente passando pelas demais ilhas e aproveitei para tirar umas fotos.

Essas cabras que são algo muito louco lá!

Normalmente se pode descer em uma das ilhas para passear e ver as aves bem de pertinho, mas dessa vez por conta da pandemia a descida estava proibida.

Como tudo para empresas estatais é motivo para fechar, não trabalhar e não pensar, essa pandemia está ajudando muito nessas metas de empresas públicas. Então estava proibida a descida em uma ilha inabitada!

Bra zil zil zil!

E foi isso. Depois de algumas horas muito bem aproveitadas iniciamos nossa volta. Mais 3 horas até o píer de Caravelas.

Então seguimos para Prado, onde passamos os próximos dias.

Continua: Prado

Uma resposta em “Caravelas (Abrolhos)